Está cada vez mais frequente ver pessoas que não conseguem dormir as 8 horas recomendadas por dia. Os problemas mais comuns do sono incluem Insônia, Apneia do Sono e Síndrome das Pernas Inquietas. As causas são diversas, contudo, geralmente está relacionado à ansiedade e maus hábitos antes de dormir.

Insônia

Insônia é a dificuldade de adormecer ou permanecer dormindo. Há também quem desperte muito antes da hora que gostaria. Os sintomas mais comuns são cansaço extremo, irritação, falta de foco, dores de cabeça e no corpo durante vários dias. Muitas pessoas não dormem na postura correta e este fato acrescenta estresse à coluna, podendo causar muitos sintomas indesejáveis, como dores de cabeça, enxaquecas, dor no pescoço, dores nas costas, dormência, formigamento nas extremidades do corpo, etc.

Basicamente, você fica desconfortável porque a cabeça e o pescoço não estão sendo apoiados corretamente, então você tende a se virar a noite toda, e acordar diversas vezes. Se o problema não for tratado pode prejudicar as atividades da pessoa, como por exemplo, o seu desempenho profissional ou até causar doenças cardíacas e respiratórias. Medidas simples que você pode tomar:

  • Certos alimentos são indutores do sono, por exemplo bananas, cereja ou batata doce.
  • Técnicas de relaxamento, como massagem, meditação ou ioga, também podem ajudar a reduzir a adrenalina e adormecer.
  • Evitar cafeína ou café por pelo menos 6 horas antes de dormir também colabora, pois apenas metade de sua ingestão é eliminada.
  • Aderir a um horário regular de sono e evitar cochilos durante o dia.
  • Dormir com um colchão ortopédico terapêutico e travesseiro adequado.
  • Antes de dormir, buscar atividades que ocupem a mente sem trazer preocupação, sem acelerar o pensamento.

 

Apneia do sono

Esta é uma condição quando você para de respirar durante o sono, sua garganta obstrui e seus níveis de oxigênio caem para níveis perigosamente baixos. Qualquer coisa que bloqueie o nariz, como um desvio de septo, alergias nasais ou sinusite crônica pode causar distúrbios respiratórios do sono e uma noite de sono difícil. Para melhorar este quadro, tente o seguinte:

  • Evite bebidas alcoólicas e fumar, pois o tabagismo aumenta a inflamação e a retenção de líquidos na garganta e nas vias aéreas superiores. Também é útil perder peso em excesso e fazer exercícios regularmente.
  • Se a sua apneia do sono não for aliviada após essas mudanças no estilo de vida, existem alguns dispositivos que podem ajudá-lo, por exemplo, um dispositivo de pressão positiva contínua nas vias aéreas ou um dispositivo de avanço mandibular para ajudar a regular sua respiração.
  • Os episódios de apneia do sono diminuem quando você fica com bastante sono.

 

Síndrome das pernas inquietas

O último dos problemas mais comuns do sono é a Síndrome das Pernas Inquietas. Como o nome sugere, isso se refere ao momento em que o sistema nervoso causa um desejo irresistível de mover as pernas. De acordo com o NHS England, cerca de 1 em cada 10 pessoas são afetadas pela Síndrome das Pernas Inquietas em algum momento da sua vida, e as mulheres são duas vezes mais propensas a desenvolvê-la do que os homens.

Uma associação entre SPI e deficiência de ferro no sangue tem sido reconhecida há muito tempo. De fato, em 1950, Karl Ekbom observou que cerca de 25% dos pacientes com SPI tinham deficiência de ferro. Estudos também mostraram que anormalidades de armazenamento e transporte cerebral de ferro estão fortemente associadas a esta síndrome.

 

Como tratar a Síndrome das Pernas Inquietas:

  • É útil desenvolver bons hábitos e manter um tempo regular de sono. Exercitar-se diariamente por 30 a 60 minutos diminui o cansaço e melhora a qualidade do sono.
  • Fumar tende a deixar o corpo nervoso, caso este seja o seu caso, deixar de fumar será uma ótima medida para reduzir os níveis de ansiedade.
  • Como você pode perceber todos os casos de distúrbios do sono estão relacionados com a ansiedade, maus hábitos e atitudes erradas na hora de dormir.  Grandes mudanças começam com novas atitudes que pouco a pouco começam a trazer resultado.
  • Escolha bem o travesseiro e colchão em que você irá dormir, adote hábitos alimentares saudáveis e separe um tempo para relaxar e se exercitar. Sono, exercícios físicos e alimentação são os 3 pilares para uma vida saudável, de boa qualidade.

Carolina S. Goulart

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