A forma como você começa o seu dia pode influenciar positivamente (ou negativamente) as horas de produtividade que se seguirão.

Já percebeu que quando você dorme bem e acorda revitalizado, o seu dia parece ir mais leve, fluir melhor?

Ou que, às vezes, quando a manhã é muito corrida, parece que tudo começa a dar errado já cedo?

Uma boa rotina matinal pode fazer milagres para o seu corpo e mente, mas há algumas atitudes que, se adotadas pela manhã, podem prejudicar seu dia inteirinho, aumentando a propensão ao estresse e à distração.

Confira 4 hábitos matinais + algumas dicas para criar uma boa rotina e começar o dia com o pé direito:

 

  1. NÃO TRANSFORME O CAFÉ DA MANHÃ EM UM “MOMENTO SOBREMESA”

Cereais matinais industrializados, bolos, biscoitos, geleias e afins são deliciosos, mas contêm muito açúcar e carboidratos. Esses alimentos causam picos de açúcar, ou seja, o açúcar no seu sangue vai subir e cair bruscamente após o café da manhã. E quando ele começar a cair… você vai sentir cansaço, irritação e fome novamente.

Bora mudar! Deixe o doce para mais tarde e faça uma vitamina. As frutas matarão a vontade de comer doce, além de garantir já logo pela manhã uma dose de boas gorduras e proteínas saudáveis para o corpo. A mistura é sua, ninguém está julgando: combine frutas com verduras, leite de côco, proteína em pó, colágeno… use a criatividade e bom apetite!

  1. NÃO COMA SE ESTIVER SEM FOME

Tem gente que se obriga a comer de manhã, mesmo que não tenha fome, por medo de perder a refeição mais importante do dia. Nesse caso, o resultado pode ser mais negativo do que positivo.

Se você não sente fome de manhã, tudo bem! Deixe de lado o café da manhã, sem peso na consciência. Experimente o jejum intermitente. O jejum intermitente ajuda a emagrecer, reduzir inflamações, manter uma boa saúde cardiovascular e estabilizar o nível de açúcar no sangue.

  1. NÃO DESISTA DOS TREINOS MATINAIS!

Ativar o metabolismo com um treino matinal é uma das melhores formas de elevar o seu nível de energia sem ter que apelar para a cafeína. Quem costuma fazer exercícios de tardinha ou à noite, pouco antes de dormir, corre o risco de comprometer a qualidade do sono, devido ao aumento dos níveis de adrenalina no corpo.

Fazer um ou dois exercícios logo de manhã vai ajudar você a ativar o metabolismo, queimar mais calorias durante o dia, aumentar a produtividade e dormir melhor.

  1. NADA DE BEBIDAS CAFEINADAS SUPER CALÓRICAS

Um bom café para começar o dia? C-L-A-R-O. Mas… com leite, açúcar, chocolate, leite condensado, xaropes artificiais, calda de caramelo, chantilly? Uma delícia, sem dúvida. Mas tudo isso enche o seu café de calorias vazias. E isso antes mesmo de você consumir seu primeiro alimento sólido do dia.

Muitas vezes, essas bebidas incrementadas à base de cafeína contêm a mesma quantidade de calorias de uma refeição inteira! Além disso, a enorme quantidade de açúcar e conservantes dá fome, e lá vai você consumir ainda mais calorias.

 

É difícil identificar a rotina matinal perfeita, mas, com essas dicas do que NÃO fazer pela manhã, você tem grandes chances de ir construindo bons hábitos matinais que vão manter sua energia e produtividade lá em cima durante o resto do dia.

Cuide-se!

Fonte: runtastic.com