Uma boa postura corporal é mais importante do que se imagina. Além de evitar problemas sérios de coluna, a postura afeta a química corporal e até as suas crenças. Explicamos isto com mais detalhes em outro artigo “O Fim da ansiedade: conheça a postura corporal do sucesso”.

Acontece que os problemas posturais são cada vez mais comuns no mundo atual por inúmeras razões. Passamos muito tempo sentados, diante do computador, no celular, correndo contra o relógio. E para piorar quando vamos dormir deitamos em colchões inadequados, que ao invés de proporcionar um sono reparador, acentuam ainda mais os problemas na nossa coluna.

A coluna vertebral desempenha diversas funções fundamentais para que o nosso corpo funcione em harmonia. Entre elas estão: o suporte do peso do corpo, a proteção da medula espinhal e dos nervos espinhais, a promoção de maior flexibilidade e locomoção. Quando  há equilíbrio nas estruturas da coluna vertebral, o peso dos membros fica distribuído com equilíbrio e evita a sobrecarga de outras regiões do corpo.

Porém, quando há desequilíbrio na postura, começam a aparecer desvios que provocam o uso incorreto de outras articulações como os ombros, braços, quadris, joelhos e pés. Quando o corpo busca compensações para nos manter em equilíbrio, começam a surgir o enrijecimento, encurtamento dos músculos, se acentuam as curvas que antes eram normais, etc. A boa notícia é que, independentemente das causas de uma má postura, já existem maneiras de corrigir ou amenizar os danos e, com isso, evitar o agravamento dos males. Vamos entender o que acontece e quais são os principais problemas que você pode evitar/tratar:

 

Hiperlordose

Na hiperlordose ocorre um aumento da curvatura da cervical ou da lombar. Pessoas com esse aumento da curvatura muitas vezes apresentam dor, por excesso de trabalho dos músculos posteriores lombares, ou por encurtamento dos músculos anteriores do quadril, ou até na maioria dos casos, por fraqueza do abdômen. Sendo assim, nesses casos é necessário um equilíbrio entre os músculos de quadril e lombar. Em geral, o bumbum fica em excesso empinado para trás, causando dores na lombar.

 

Escoliose ou atitude escoliótica

A escoliose é uma alteração na coluna que ocasiona a rotação e inclinação da vértebra. Muitas vezes são observadas a olho nu curvaturas na coluna, naquele clássico exame de inclinação do tronco para frente, em que são observadas regiões de um lado da coluna mais salientes em relação ao outro. Isto ocorre por causa de um hábito postural errado e uma reabilitação postural pode resolver. Resumindo a coluna fica parecendo um “S”.

 

Hipercifose

É um aumento da curvatura da coluna toráxica. Pessoas muito tímidas e altas, tendem a apresentar essa postura. A hipercifose normalmente está relacionada a postura de ombros enrolados para frente e anteriorização da cabeça. É bastante comum encontrar pessoas que tenham hipercifose com dor na cervical, porque a coluna forma um “C” acentuado. Se a cabeça acompanhasse a coluna teria que olhar para o chão. Mas como é necessário olhar para frente, então os músculos posteriores da cervical trabalham excessivamente.

 

Retificação

É a diminuição significativa das curvaturas, ou seja, quando esse indivíduo é observado de perfil não existem as curvas normais da coluna. Muito comum de acontecer na região cervical por muita atividade dos músculos posteriores. Resumindo você precisa urgentemente alongar muito e fortalecer posteriormente.

Provavelmente você tenha se identificado com um desses problemas posturais, afinal eles são bem comuns nos dias de hoje. Ou mesmo que não apresente algum deles, sinta dor em alguma região da coluna. Seja qual for o seu caso, você pode melhorar ou até se curar se você melhorar a sua postura e dormir bem.

 

Ajuste a postura

 

O uso de uma cinta terapêutica com magnetoterapia é ideal para corrigir a postura e estabilizar a coluna vertebral, além de ajudar na recuperação e tratamento de doenças na coluna. Com ela você poderá relaxar a musculatura estressada e corrigir a postura da coluna vertebral.

Caso você trabalhe sentado, poderá utilizar um “drive ortopédico” na cadeira. Ele alivia a tensão nas costas e membros inferiores, evitando câimbras e dores musculares.

Já se você sente dor, o uso diário de um “pillow cervical”, 10 minutos antes de dormir e ao acordar, te ajudará a ter alívio de dores na cervical e realinhamento postural. Se a dor for acentuada, o “emplasto magnético” atua de maneira rápida e eficaz. Este é um produto desenvolvido para promover o equilíbrio, auxiliar no combate a dor, melhorar a circulação e o relaxamento muscular.

 

Durma bem

Escolha um colchão personalizado para o seu biotipo, que não prejudique suas articulações. Este tipo de colchão proporciona estabilidade para a coluna e conforto. Assim você terá um sono muito mais profundo e reparador, com menos desconfortos e dores ao acordar. E é claro, escolha um travesseiro com a máxima densidade de espuma para dormir com com a cervical alinhada.

Além disso, não esqueça de dormir na posição correta: de lado. Utilizar um travesseiro entre os joelhos para dormir, também colabora para corrigir a postura. Como você pode ver, existe tecnologia disponível para melhorar sua postura e ter acesso a uma qualidade de sono melhor. Fique por dentro do tipo de tecnologia utilizada em produtos como esses que citamos aqui.

Referência:

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao-fisica/coluna-e-seus-problemas-posturais/53898

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