4 a cada 10 pessoas estão apresentando dores nas costas no país.

Ferramentas de análise de tendências mostram que o termo “dor nas costas” bateu recorde de procura durante a pandemia no Brasil.

A saúde emocional também afeta o sono, o que pode piorar ainda mais o problema de dor nas costas, aliada a falta de exercício físico e o excesso de tempo sentado em frente ao computador.

“Relatos de dor, tanto na lombar quanto na cervical, têm crescido inclusive entre os adolescentes”. Considera Malgarino Roncato, médico ortopedista e traumatologista do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre.

Com o aumento das atividades home office, faz-se necessário ajustar o ambiente de trabalho ou de estudos, com posições adequadas, estabelecer pausas, tanto para descanso quanto para movimentação, e, principalmente, dedicar atenção à postura.

Uma postura correta é fundamental para melhorar a qualidade de vida e evitar dor nas costas, lesões na coluna, diminuir gordura localizada e aumentar a autoestima.

Dicas para manter uma boa postura:

Evitar trabalhar com o tronco inclinado para frente

É importante encostar totalmente as costas na cadeira e manter os dois pés apoiados no chão, sem cruzar as pernas, posicionar os ombros levemente para trás para evitar a corcunda e evitar abaixar a cabeça para ler ou escrever.

Dormir de lado

A melhor maneira de se proteger a coluna é dormindo de lado usando dois travesseiros: um travesseiro baixo para apoiar a cabeça e outro entre as pernas para adequar a altura do quadril e não rodar a coluna, assim a coluna fica com sua curvatura natural e totalmente apoiada

Apoiar o peso do corpo nos dois pés

Quando se estiver em pé é fundamental para evitar a postura errada, pois assim, o peso do corpo fica distribuído igualmente e não há compensações com a coluna, por exemplo.

Evitar carregar bolsas pesadas no ombro

Quando bolsas pesadas são apoiadas em um ombro, pode levar a alterações na coluna, já que com o peso da bolsa faz com que haja um desequilíbrio do corpo, empurrando o ombro e o quadril para baixo.

Praticar exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é fundamental para fortalecer os músculos das costas e do abdômen e, assim, ser mais fácil manter a postura adequada.

Fonte: tuasaude.com