A conquista da longevidade saudável resulta da soma de fatores importantes e, acima de tudo, ter um projeto de vida.

Sabe-se que é difícil mudar de repente um estilo de vida, mas para isso é preciso querer mudar, ter persistência, disciplina e muita determinação. É necessária uma busca constante.

Pois Qualidade de Vida e Saúde estão diretamente ligadas, podemos dizer que saúde é o principal elemento para uma vida plena. Afinal não há vida com qualidade, quando não existe saúde. Fatores como herança genética, uma infância bem cuidada, viver em um ambiente acolhedor, estável e seguro são determinantes, mas não excludentes.

Campos (2010) conceitua a saúde sendo bastante amplo, pois deve abarcar as diversas dimensões da vida seja a física, mental, social, profissional e espiritual, sendo todas importantes, pois devemos considerar que o ser humano é constituído de corpo, mente e espírito. Praticar atividade física e intelectual, buscar o autoconhecimento como ponto de partida para o alcance do equilíbrio físico e emocional.

Outro fator importante na questão social são as relações familiares onde a convivência harmônica ou conflituosa pode afetar positivamente ou negativamente a saúde e o bem-estar das pessoas.

Campos (2010) diz que a saúde nos remete à importância das pessoas na vida de cada um, nos lembrando de que somos seres sociais e que a nossa existência não teria sentido sem a valorização dos laços familiares, da amizade e do ambiente de trabalho.

Os hábitos saudáveis e as boas práticas de saúde resultam no bem-estar e uma vida mais longa, com mais saúde na busca pela paz.

Fonte: Portal Educação.