Postura é a relação harmoniosa de três elementos: músculos, articulações e ossos.

 

Eles têm como função em princípio, estabilizar espacialmente o corpo humano, bem como protegê-lo à medida que recebe estímulos do ambiente. O principal elemento dessa estrutura é a coluna vertebral que funciona como o eixo do corpo.

A má postura não tem consequências apenas estéticas, também pode causar problemas físicos que prejudicam a qualidade de vida. Manter uma postura errada pode afetar diferentes partes do corpo. Ainda que não acusem problemas de imediato, a médio e longo prazo é possível que possam se pronunciar por meio de diferentes patologias.

Consequências da má postura:

 

Alterações na coluna vertebral: em especial na região cervical e lombar. A inversão da curvatura nessas regiões é o problema mais encontrado, além de desencadear dores geralmente difusas e que se espalham para os ombros.

Dor de cabeça: a má postura é uma das principais causas de dores nas costas e dores de cabeça. Tensão extra nos músculos posteriores do pescoço pode sobrecarregá-lo, causando dores nas costas.

Problemas de sono: uma postura inadequada pode afetar negativamente a nossa capacidade de dormir e o descanso profundo. O sistema muscular não alinhado da maneira certa impede que relaxemos por completo, dificultando o sono reparador.

Dores nos pés: desalinhamento da coluna também pode afetar os membros inferiores e as articulações dos quadris, joelhos e tornozelos. Por isso a importância de prestarmos atenção em nossa postura da cabeça aos pés.

Fadiga: quando nos habituamos a uma postura incorreta, nosso corpo precisa trabalhar mais para manter-nos em pé. Isso pode gerar sensações de desconforto muscular e cansaço.

 

Existem alguns problemas mais graves que podem surgir por conta da dor nas costas, alguns deles são: DORT (doença relacionada ao trabalho), hérnia de disco, escoliose, lordose, cifose e outros desvios na coluna.

Como anda a sua postura no dia a dia?

Lembre-se que estamos fazendo uso dela enquanto dirigimos, sentados em frente ao computador, teclando no celular, à mesa, nas refeições, estirados no sofá, ao caminharmos, na prática de exercícios, durante o sono dos justos.

Alinhe-se!